Início / Guia prático / Cultura / Biblioteca Pública de Évora
biblioteca evora
Biblioteca Pública de Évora

Biblioteca Pública de Évora

A Biblioteca Pública de Évora é um edifício imponente na parte alta da cidade, onde outros monumentos também foram construídos. Vai encontrá-la de certeza enquanto explorar as ruas históricas de Évora.

Foi inaugurada em 1666 com o objetivo de ser o Colégio dos Moços do Coro da Sé, segundo uma ideia do Governador do Arcebispado D. Frei Luiz de Sousa, Bispo do Porto. Naquela altura, estava ligada por um passadiço ao Paço Arquiepiscopal, hoje Museu de Évora.

A Biblioteca de Évora seria fundada apenas em 1805, pelo Arcebispo Frei Manuel do Cenáculo, uma das figuras de maior relevo do Iluminismo Português, que doou a sua valiosa coleção bibliográfica, estimada em 50 mil volumes. Na fase inicial, outro dos doadores de obras seria D. Frei Joaquim Xavier Botelho de Lima.

Hoje em dia, a Biblioteca Pública de Évora é uma das mais antigas e ricas do país. A sua coleção de obras é enorme e inclui 664 incunábulos (livros impressos nos primeiros tempos da imprensa com tipos móveis); 6.445 livros impressos no século XVI; vários núcleos de documentos manuscritos, de cartografia, música impressa e 20.000 títulos de publicações periódicas.

No espólio existem mesmo alguns documentos raros ou únicos, entre os quais importantes testemunhos históricos: Roteiro da viagem que D. João de Castro fez a primeira vez que foi a Índia em 1538, Roteiro da Boa Esperança, o Foral de Leitura Nova de Évora.

Para além de todas as obras antigas, a Biblioteca Pública de Évora acumulou desde 1931 inúmeras obras na sua coleção pois, a partir dessa data, passou a ser Depósito Legal (obrigação legal feita a qualquer editor de livros ou publicações de enviar um ou mais exemplares de qualquer obra impressa em Portugal para um repositório específico). São nada mais nada menos do que 612.000 volumes! Não surpreende, pois, que muitos investigadores da Universidade de Évora, de outras instituições de ensino superior de Portugal e mesmo de todo o mundo se desloquem a esta biblioteca para pesquisar.

O edifício está dividido em três secções abertas ao público (geral, cimélios e hemeroteca), cada uma delas com obras específicas e com salas de leitura. Tem ainda uma Casa Forte que guarda os exemplares mais preciosos.

Atualmente, são dinamizadas algumas atividades na Biblioteca Pública de Évora. O programa “Prazer em conhecer” apresenta a biblioteca, as suas coleções e os seus serviços. As “Leituras de Ciência, Artes e Sociedade” pretendem divulgar a leitura e promover a cultura científica. O Centro Educativo para a Leitura recebe escolas no espaço infanto-juvenil.

Com uma fachada totalmente moderna e um interior verdadeiramente histórico, a Biblioteca Pública da cidade de Évora é com toda a certeza um local a visitar, desde a sua entrada com uma enorme escadaria até todo o seu interior. Passeie por estantes e estantes recheadas de livros com o típico cheiro a história. Com sorte, no dia da sua visita, vai encontrar uma das muitas leituras públicas e, quem sabe, um autor português de destaque.

Booking.com

Veja também

igreja remedios evora eborae

Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Remédios

A Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Remédios ficam situados junto à conhecida Porta …