Início / Alentejo

Alentejo

Todo o Alentejo para descobrir antes ou depois de visitar Évora

Visitar o Alentejo significa percorrer estradas que nos levam por serras e planícies até pequenas cidades, vilas e aldeias históricas. Todas têm o seu carácter bem definido. Bem ao estilo do Alentejo. Todas nos convidam a sentar à mesa como só se faz por esta região e a percorrer ruas de casas brancas e pormenores de rodapé azul ou amarelo.

Mais perto do mar… Praias a perder de vista para agradar a surfistas ou adoradores do sol. A costa alentejana e a Costa Vicentina têm encantos sem par em Portugal. Para conhecer numa viagem de carro ou num percurso pedestre, sempre com o mar à vista para nos encantar.

Do topo dos montes mais altos, muitos castelos guardam os campos de oliveiras, sobreiros, azinheiras. As suas muralhas ancestrais também contam histórias que marcaram a História de Portugal desde o início dos tempos.

Visitar o Alentejo em pouco tempo implica ter de fazer escolhas. O melhor mesmo é vir com disponibilidade para ficar. Faça seus todos os lugares que o tempo lhe permitir ou molde você mesmo o seu tempo. Sinta o Alentejo. Faça dele a sua casa.

Visitar Monsaraz, o Alentejo perto do céu

monsaraz

Monsaraz, a airosa vila medieval de Monsaraz, mantêm a sua magia de outrora como poucos lugares no mundo. Feita de cal e xisto, este lugar sussurra-nos, por entre o eco dos nossos passos nas suas ruas, magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários, gentes bravas e damas de beleza singela. Suspensa no tempo, a histórica povoação alentejana, uma das mais antigas de Portugal, é um …

Ler Mais »

Circuito Megalítico em Évora e Alentejo

Cromeleque dos Almendres, Évora

Nos arredores de Évora, e pelo Alentejo Central, existem imensos monumentos megalíticos. Esta riqueza da pré-história no Alentejo é das mais importantes da Península Ibérica e mesmo da Europa. Por isso, faz sentido falar dum circuito megalítico em Évora e considerar a cidade como capital do megalitismo Ibérico. Depois de dormir tranquilamente num hotel em Évora, não deixe de dar um passeio pelos campos dos …

Ler Mais »

Estremoz – visitar a histórica cidade branca do Alentejo

alentejo estremoz campos

Estremoz é a “cidade branca” do Alentejo. Reconhece-se ao longe pelo seu casario branco, espalhado ao longo de uma colina, abraçado por velhas muralhas e protegido, noutros tempos, pela imponente Torre de Menagem. As gentes de Estremoz são pessoas afáveis e hospitaleiras, como todas as gentes alentejanas. O epíteto de “cidade branca” deve-se, para além da cor do casario, às jazidas de mármore branco, o …

Ler Mais »

Visitar Mértola, a vila-museu do Alentejo (Portugal)

visitar mertola

Mértola, também apelidada de Vila-Museu, é uma tranquila vila raiana muralhada, situada num penhasco sobranceiro ao rio Guadiana, no distrito de Beja, Baixo Alentejo. Foi em tempos um dos mais importantes portos fluviais do Mediterrâneo e, por isso, visitar Mértola é fazer uma viagem ao passado, rumo à descoberta de vestígios da presença de grandes civilizações – dos romanos, passando pelos visigodos e muçulmanos, até …

Ler Mais »

Visitar Montemor-o-Novo, do castelo às ruas da cidade

montemor-o-novo

O extraordinariamente singular distrito de Évora alberga Montemor-o-Novo, um dos maiores municípios portugueses em área. Montemor-o-Novo é um segredo à espera de ser desvendado, um tesouro que aguarda a sua descoberta. Muito mais do que apenas uma cidade alentejana, onde os pratos tradicionais enchem os sentidos e deleitam as papilas gustativas, onde os vinhos aquecem até as almas mais recônditas e frias, Montemor-o-Novo é a …

Ler Mais »

Visitar Viana do Alentejo – património, tradição e gastronomia

viana do alentejo

Viana do Alentejo, uma tradicional vila alentejana, situa-se na serra com o mesmo nome, Serra de Viana do Alentejo. De relevo pouco montanhoso, o ponto mais alto deste concelho, e desta serra, é o Pincarinho de São Vicente, com 374 metros de altitude. A vila encontra-se envolvida por lindas paisagens, o que claramente lhe confere interesse porque o cenário é, de facto, de grande beleza. …

Ler Mais »

Mora – visitar um concelho que tão bem representa o Alentejo

mora alentejo

Mora é, como tantas outras, uma bonita vila alentejana, situada em plena charneca decorada com sobreiros. Representa com encanto, a paz e tranquilidade tão característica das terras e, claro, das gentes alentejanas. Está dividida em quatro encantadoras freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia. O nome da vila apareceu pela primeira vez em 1293, num documento chamado “Livro III das Composições”, em referência à herdade «Cabeça …

Ler Mais »

Redondo – visitar a tradição de um Alentejo autêntico

visitar redondo

A fundação da vila de Redondo, de acordo com os dizeres do povo, está ligada ao título lendário de «Penedo Redondo», um penedo que existia na muralha medieval original. Pois é… Redondo. Já conhece? Então, Redondo é Alentejo, é vila de gente afável e humilde. Redondo é tradição e hospitalidade. Aldeias brancas com casas com uma faixa de cor alegre, como tantas outras da região, …

Ler Mais »