Início / Alentejo

Alentejo

Todo o Alentejo para descobrir antes ou depois de visitar Évora

Visitar o Alentejo significa percorrer estradas que nos levam por serras e planícies até pequenas cidades, vilas e aldeias históricas. Todas têm o seu carácter bem definido. Bem ao estilo do Alentejo. Todas nos convidam a sentar à mesa como só se faz por esta região e a percorrer ruas de casas brancas e pormenores de rodapé azul ou amarelo.

Mais perto do mar… Praias a perder de vista para agradar a surfistas ou adoradores do sol. A costa alentejana e a Costa Vicentina têm encantos sem par em Portugal. Para conhecer numa viagem de carro ou num percurso pedestre, sempre com o mar à vista para nos encantar.

Do topo dos montes mais altos, muitos castelos guardam os campos de oliveiras, sobreiros, azinheiras. As suas muralhas ancestrais também contam histórias que marcaram a História de Portugal desde o início dos tempos.

Visitar o Alentejo em pouco tempo implica ter de fazer escolhas. O melhor mesmo é vir com disponibilidade para ficar. Faça seus todos os lugares que o tempo lhe permitir ou molde você mesmo o seu tempo. Sinta o Alentejo. Faça dele a sua casa.

Vila Viçosa, a História de Portugal no Alentejo

Palacio Vila Viçosa

Vila Viçosa é conhecida como a “Princesa do Alentejo”. Apesar de pequena, é uma das mais preciosas e encantadoras jóias do Alentejo, uma “vila-museu”. Deve-se o nome Vila Viçosa à fertilidade dos solos e aos encantos do seu território. Esta vila alentejana é a terra de uma das mais ilustres poetisas portuguesas, Florbela Espanca. A autora escreveu extraordinárias obras de arte da nossa literatura e …

Ler Mais »

Arraiolos – visitar a vila dos tapetes e do castelo circular

castelo-arraiolos

Arraiolos, uma vila alentejana que dispensa apresentações, está situada no coração do Alentejo Central. Estendendo o seu casario pela encosta de um monte que avista um encantador concelho rural, tem como cartões de visita a qualidade dos motivos e ponto único dos tapetes de Arraiolos, assim como o seu peculiar castelo circular. Mas há muitos mais factores distintivos que o vão atrair para este lugar …

Ler Mais »

Estremoz – visitar a histórica cidade branca do Alentejo

alentejo estremoz campos

Estremoz é a “cidade branca” do Alentejo. Reconhece-se ao longe pelo seu casario branco, espalhado ao longo de uma colina, abraçado por velhas muralhas e protegido, noutros tempos, pela imponente Torre de Menagem. As gentes de Estremoz são pessoas afáveis e hospitaleiras, como todas as gentes alentejanas. O epíteto de “cidade branca” deve-se, para além da cor do casario, às jazidas de mármore branco, o …

Ler Mais »

Evoramonte – a História de Portugal num castelo

evoramonte paco ducal

A pitoresca e deliciosa freguesia de Evoramonte (ou Évora Monte) está situada entre as formosíssimas cidades de Évora e Estremoz. Outrora de elevada importância geográfica e militar, esta vila alentejana, cujas muralhas ainda protegem os seus habitantes lá do topo, sente-se como um guerreiro ancião que pacientemente aguarda o seu ouvido atento às inúmeras histórias que tem para lhe contar. Evoramonte – a História Claramente …

Ler Mais »

Visitar Alqueva – a barragem ícone do Alentejo

alqueva

Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, uma imensidão de água a perder de vista, rodeada de uma paisagem natural invejável. Pequenas «ilhotas», pequenos pedaços de terra que nos fazem sonhar com algo maior, mas nosso. E a Barragem de Alqueva é, de facto, nossa, tal como é nossa a sua cor, a sua tranquilidade e, sobretudo, a sua beleza e a vida …

Ler Mais »

Marvão – visitar castelo e paisagem em fusão

castelo marvao

Marvão, a «Mui nobre e Sempre Leal» Vila de Marvão, assim denominada pela Rainha D. Maria II, está localizada no distrito de Portalegre, Alto Alentejo. Fica situada no topo da Serra do Sapoio, a cerca de 860m de altitude, bem próxima da fronteira de Espanha. Entre a vila de Castelo de Vide e a cidade de Portalegre, em pleno Parque Natural da Serra de S. …

Ler Mais »

Cromeleque dos Almendres – Évora Megalítica

cromeleque almendres

O Cromeleque dos Almendres… Existem poucos lugares cuja mística é tão poderosa que nem o próprio tempo parece conseguir tocá-los irreparavelmente. A Herdade dos Almendres, localizada na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, guarda ciosamente um desses raros monumentos em que a magia primordial de tempos já esquecidos brinca com a nossa imaginação e nos transporta às origens. Uma memória viva, que o aguarda precisamente …

Ler Mais »

Circuito Megalítico em Évora e Alentejo

Cromeleque dos Almendres, Évora

Nos arredores de Évora, e pelo Alentejo Central, existem imensos monumentos megalíticos. Esta riqueza da pré-história no Alentejo é das mais importantes da Península Ibérica e mesmo da Europa. Por isso, faz sentido falar dum circuito megalítico em Évora e considerar a cidade como capital do megalitismo Ibérico. Depois de dormir tranquilamente num hotel em Évora, não deixe de dar um passeio pelos campos dos …

Ler Mais »