Início / Alentejo

Alentejo

O que fazer no Alentejo, o que visitar no Alentejo

Decidir o que fazer no Alentejo depois de visitar Évora significa escolher estradas que nos levam por serras e planícies até pequenas cidades, vilas e aldeias históricas. Todas têm o seu carácter bem definido. Bem ao estilo do Alentejo. Todas nos convidam a sentar à mesa como só se faz por esta região e a percorrer ruas de casas brancas e pormenores de rodapé azul ou amarelo.

Mais perto do mar… Praias a perder de vista para agradar a surfistas ou adoradores do sol. A costa alentejana e a Costa Vicentina têm encantos sem par em Portugal. Para conhecer numa viagem de carro ou num percurso pedestre. O que fazer no Alentejo? Descobrir os melhores miradouros para o Oceano Atlântico.

Do topo dos montes mais altos, muitos castelos guardam os campos de oliveiras, sobreiros, azinheiras. As suas muralhas ancestrais também contam histórias. O que fazer no Alentejo? Visitar fortificações onde se escreveu parte da História de Portugal desde o início dos tempos.

Visitar o Alentejo em pouco tempo implica ter de fazer escolhas. O melhor mesmo é vir com disponibilidade para ficar. Faça seus todos os lugares que o tempo lhe permitir ou molde você mesmo o seu tempo.

Nesta página vai encontrar algumas das povoações e lugares mais interessantes para visitar no Alentejo. Cada uma delas representa um pedaço da alma desta região. Boas descobertas! Sinta o Alentejo. Faça dele a sua casa.

O que fazer no Alentejo | 12 formas de apreciar o Alentejo

o que fazer no alentejo

O que fazer no Alentejo é uma decisão que ficará mais fácil após ler estas sugestões de atividades. Uma visita ao Alentejo não deve ser uma viagem de turismo aos principais monumentos. Certamente, descobriu esta página “O que fazer no Alentejo | Atividades no Alentejo, Portugal” porque deseja visitar a região saindo daqui retemperado e com nova alma depois de viver algumas das muitas experiências …

Ler Mais »

Visitar Elvas, “Rainha da Fronteira” | O Alentejo Unesco perto de Espanha

elvas

Elvas, também apelidada de “Rainha da Fronteira”, é uma das pérolas escondidas na raia alentejana. Devido à sua posição estratégica junto à fronteira com Espanha, Elvas ficou marcada pela guerra. Essa história militar pode ser revisitada através de um passeio pelo riquíssimo património militar da cidade. As suas fortificações, em conjunto com os Fortes de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Graça, são consideradas …

Ler Mais »

Costa Alentejana | O Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina

costa alentejana

Costa alentejana é, por um lado, uma zona bastante diferente do resto do Alentejo. Especialmente no que diz respeito à paisagem, é óbvio. Mas o litoral continua a ser um lugar calmo que vai resistindo ao turismo de massas que encontramos um pouco mais a sul, no Algarve. Esta faixa litoral de Portugal tem vindo a ser considerada como a última costa selvagem da Europa …

Ler Mais »

Visitar Monsaraz, o Alentejo perto do céu

monsaraz

Monsaraz, a airosa vila medieval de Monsaraz, mantêm a sua magia de outrora como poucos lugares no mundo. Feita de cal e xisto, este lugar sussurra-nos, por entre o eco dos nossos passos nas suas ruas, magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários, gentes bravas e damas de beleza singela. Suspensa no tempo, a histórica povoação alentejana, uma das mais antigas de Portugal, é um …

Ler Mais »

Circuito Megalítico em Évora e Alentejo

Cromeleque dos Almendres, Évora

Nos arredores de Évora, e pelo Alentejo Central, existem imensos monumentos megalíticos. Esta riqueza da pré-história no Alentejo é das mais importantes da Península Ibérica e mesmo da Europa. Por isso, faz sentido falar dum circuito megalítico em Évora e considerar a cidade como capital do megalitismo Ibérico. Depois de dormir tranquilamente num hotel em Évora, não deixe de dar um passeio pelos campos dos …

Ler Mais »

Estremoz – visitar a histórica cidade branca do Alentejo

alentejo estremoz campos

Estremoz é a “cidade branca” do Alentejo. Reconhece-se ao longe pelo seu casario branco, espalhado ao longo de uma colina, abraçado por velhas muralhas e protegido, noutros tempos, pela imponente Torre de Menagem. As gentes de Estremoz são pessoas afáveis e hospitaleiras, como todas as gentes alentejanas. O epíteto de “cidade branca” deve-se, para além da cor do casario, às jazidas de mármore branco, o …

Ler Mais »

Visitar Mértola, a vila-museu do Alentejo (Portugal)

visitar mertola

Mértola, também apelidada de Vila-Museu, é uma tranquila vila raiana muralhada, situada num penhasco sobranceiro ao rio Guadiana, no distrito de Beja, Baixo Alentejo. Foi em tempos um dos mais importantes portos fluviais do Mediterrâneo. Por isso, visitar Mértola é fazer uma viagem ao passado, rumo à descoberta de vestígios da presença de grandes civilizações – dos romanos, passando pelos visigodos e muçulmanos, até aos …

Ler Mais »

Visitar Montemor-o-Novo, do castelo às ruas da cidade

montemor-o-novo

O extraordinariamente singular distrito de Évora alberga Montemor-o-Novo, um dos maiores municípios portugueses em área. Montemor-o-Novo é um segredo à espera de ser desvendado, um tesouro que aguarda a sua descoberta. Muito mais do que apenas uma cidade alentejana, onde os pratos tradicionais enchem os sentidos e deleitam as papilas gustativas, onde os vinhos aquecem até as almas mais recônditas e frias, Montemor-o-Novo é a …

Ler Mais »