Início / Explorar

Explorar

Explorar o Alentejo. É para isso que visitam este site. É por isso que o escrevemos.

Mais do que um lugar para simplesmente ficar, Évora e todo o Alentejo convida à exploração da riqueza da sua História, monumentos, paisagens. Com atividades e eventos para descobrir a sua cultura e produtos da terra. Feitos com dedicação pelos orgulhosos alentejanos

Ajudamos à exploração de Évora e do Alentejo sugerindo locais a visitar, percursos e atividades a fazer. Siga-nos!

Tours no Alentejo e visitas guiadas a pé em Évora

tours alentejo visitas guiadas

O Alentejo é uma região de Portugal fantástica para descobrir. Mas, para que possa explorar em pleno e conhecer paisagens únicas ou recantos escondidos, temos guias especializados locais que o vão acompanhar. Desta forma aproveitará o seu tempo em Évora e no Alentejo ao máximo, sem correr o risco de perder lugares e monumentos essenciais e vivendo experiências únicas e autênticas. Juntámo-nos àqueles que consideramos …

Ler Mais »

Museus de Évora

museus evora convento remedios

Muitos museus de Évora contam a história da cidade e do Alentejo. Estes museus são lugares onde o passado surge nos expositores mas, em muitos casos, também nas paredes de edifícios importantes que assistiram a centenas de anos a passar devagar. Os museus de Évora surgem perfeitamente integrados no centro histórico. Isto faz com que uma visita à cidade permita entrar em alguns deles enquanto …

Ler Mais »

Igreja do Carmo em Évora

igreja carmo evora porta

A magnífica e imponente Igreja de Nossa Senhora do Carmo, antiga igreja do Convento do Carmo, é ponto de visita obrigatório em Évora, situando-se entre o Largo da Porta de Moura e a Rua D. Augusto Eduardo Nunes (antiga Rua da Mesquita). Este autêntico portento religioso, cuja história de sofrimento, perda e redenção se entrelaça com a riqueza arquitetónica e o simbolismo patriótico de ser português, merece …

Ler Mais »

Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Remédios

igreja remedios evora eborae

A Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Remédios ficam situados junto à conhecida Porta de Alconchel, fora das Muralhas de Évora que envolvem a parte velha da cidade. O convento, masculino, foi fundado pelo Arcebispo de Évora, D. Tetónio de Bragança, para os frades da Ordem dos Carmelitas Descalços, em 1606. O nome do convento está relacionado com aquela Ordem. Aquando da sua chegada …

Ler Mais »

Vestígios Romanos em Évora

evora vestigios romanos

Haver vestígios romanos em Évora não é algo que surpreenda. Sabia que, durante a época da romanização da Península Ibérica, toda a região do Alentejo era de importância vital para Roma? A cidade de Évora, pela sua localização geográfica privilegiada, rapidamente suscitou a atenção das tropas romanas. O Alentejo era fonte abundante de trigo, cereal fundamental para Roma. Daí o dito do povo romano panem …

Ler Mais »

Igreja do Senhor Jesus da Pobreza em Évora

igreja senhor jesus pobreza evora

A Igreja do Senhor Jesus da Pobreza, classificada como um dos Monumentos Nacionais do Património Mundial de Origem Portuguesa pela UNESCO, destaca-se por ser uma pequena pérola do estilo tardo-barroco em Évora. Actualmente de acesso muito restrito, esta magnífica obra da arquitetura religiosa setecentista constitui um ótimo exemplo da perfeita comunhão e equilíbrio entre o gosto pelo classicismo e o apego às formas racionais e …

Ler Mais »

Convento de São José da Esperança, Convento Novo

convento sao jose esperanca evora

O Convento de São José da Esperança, conhecido também por Convento Novo pelos eborenses, fica situado no Largo de Avis, em Évora. Foi classificado como Monumento Nacional no ano de 2008. O nome Convento Novo tem a ver com o facto de ter sido a última casa religiosa a ser edificada na cidade de Évora. Este convento, nas mãos das freiras da Ordem das Carmelitas …

Ler Mais »

Palácio dos Condes de Basto, Pátio de São Miguel

patio sao miguel evora

O Palácio dos Condes de Basto, residência senhorial de grande importância em Portugal, é o mais antigo dos paços de Évora. O edifício ainda se encontra parcialmente integrado na cerca romana e medieval, ou seja, nas muralhas de Évora. É Monumento Nacional desde 1922 e continua a ser a utilizado como residência da Senhora D. Maria Teresa Eugénio d’Almeida. A entrada fica logo atrás da …

Ler Mais »