Início / Roteiros

Roteiros

Roteiros e percursos para percorrer Évora e o Alentejo

Uma das formas de ficar a conhecer Évora ou o Alentejo é deixar à sorte o caminho. Seguramente, ao virar da esquina ou depois da próxima curva da estrada, vai surgir um lugar histórico ou uma paisagem incrível.

Mas melhor ainda é partir à descoberta com um roteiro de viagem definido. Aproveite estas sugestões para explorar Évora e o Alentejo. Encontre o seu lugar preferido no centro da cidade ou ao redor das suas muralhas.

Traga uns amigos e escolha um dos percursos ambientais que sugerimos para conhecer os arredores de Évora, num caminhada ou de BTT. Este pode muito bem ser o início da sua viagem mais além no Alentejo, por entre campos de oliveiras, sobreiros ou azinheiras.

Judiaria de Évora

A Judiaria de Évora foi uma das maiores, mais importantes e mais ricas judiarias do país, não fosse Évora a segunda cidade portuguesa desde a Idade Média. A partir do século XIV em Portugal, os judeus foram obrigados a viver em bairros próprios, com o nome de “judiarias”. Deste modo, limitava-se a convivência entre cristãos e judeus. Também os direitos dos judeus eram limitados. E …

Ler Mais »

Muralhas de Évora

Muralhas Evora

As Muralhas de Évora são uma das delícias da cidade e têm o poder de nos transportar a tempos imemoriais. Estão classificadas como monumento nacional desde 1922 e são parte integrante do conjunto do Centro Histórico de Évora Património Mundial UNESCO. Évora é uma das poucas cidades de Portugal que, ao longo dos tempos, tem conservado as suas antigas muralhas quase intocadas. Foi D. Afonso …

Ler Mais »

Percursos ambientais de Évora a pé e de bicicleta

Os percursos ambientais de Évora, para serem percorridos a pé ou de bicicleta (BTT), nasceram de forma tímida em 2005 com o primeiro ramal da Ecopista. Um dos objetivos principais destes percursos ambientais era incentivar os eborenses a praticar exercício físico desfrutando de estar ao ar livre, sem poluição como só no Alentejo. Mas esta primeira infra-estrutura também pretendia promover Évora como um destino turístico …

Ler Mais »