Início / Visitas

Visitas

Visitar Évora

Évora é uma cidade para visitar lentamente. Para investigar o porquê da classificação como Património Mundial pela UNESCO. Em cada rua e praça do seu centro empedrado há um motivo de interesse.

Passear em Évora é algo que se faz com o prazer da descoberta em mente. Não só dos seus monumentos mas também de outros lugares tão ou mais interessantes que contam a história de Portugal. Passando nós próprios a fazer parte dessa história.

Nesta páginas do VisitEvora encontrará todas as atrações de que sempre ouviu falar ou viu em imagens de livros ou na televisão. Antes ou depois de percorrer a cidade, descubra o que pode visitar em Évora na sua próxima vinda ao Alentejo.

Entre muitos lugares e monumentos, esta longa lista inclui:

  • Praças e ruas;
  • Palácios;
  • Igrejas;
  • Vestígios romanos;
  • Conventos;
  • Museus;
  • Jardins;
  • Muralhas;
  • Aqueduto;
  • Teatro;
  • Capelas;
  • Universidade.

Évora é uma cidade pequena. É possível visitar cada um destes locais com tempo. Caso contrário, faça as suas escolhas para uma primeira viagem e deixe uma parte para conhecer numa próxima ocasião. Vemo-nos por cá.

Museus de Évora

museus evora convento remedios

Muitos museus de Évora contam a história da cidade e do Alentejo. Estes museus são lugares onde o passado surge nos expositores mas, em muitos casos, também nas paredes de edifícios importantes que assistiram a centenas de anos a passar devagar. Os museus de Évora surgem perfeitamente integrados no centro histórico. Isto faz com que uma visita à cidade permita entrar em alguns deles enquanto …

Ler Mais »

Igreja do Carmo em Évora

igreja carmo evora porta

A magnífica e imponente Igreja de Nossa Senhora do Carmo, antiga igreja do Convento do Carmo, é ponto de visita obrigatório em Évora, situando-se entre o Largo da Porta de Moura e a Rua D. Augusto Eduardo Nunes (antiga Rua da Mesquita). Este autêntico portento religioso, cuja história de sofrimento, perda e redenção se entrelaça com a riqueza arquitetónica e o simbolismo patriótico de ser português, merece …

Ler Mais »

Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Remédios

igreja remedios evora eborae

A Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Remédios ficam situados junto à conhecida Porta de Alconchel, fora das Muralhas de Évora que envolvem a parte velha da cidade. O convento, masculino, foi fundado pelo Arcebispo de Évora, D. Tetónio de Bragança, para os frades da Ordem dos Carmelitas Descalços, em 1606. O nome do convento está relacionado com aquela Ordem. Aquando da sua chegada …

Ler Mais »

Vestígios Romanos em Évora

romanos evora casa burgos

Haver vestígios romanos em Évora não é algo que surpreenda. Sabia que, durante a época da romanização da Península Ibérica, toda a região do Alentejo era de importância vital para Roma? A cidade de Évora, pela sua localização geográfica privilegiada, rapidamente suscitou a atenção das tropas romanas. O Alentejo era fonte abundante de trigo, cereal fundamental para Roma. Daí o dito do povo romano panem …

Ler Mais »

Igreja do Senhor Jesus da Pobreza em Évora

igreja senhor jesus pobreza evora

A Igreja do Senhor Jesus da Pobreza, classificada como um dos Monumentos Nacionais do Património Mundial de Origem Portuguesa pela UNESCO, destaca-se por ser uma pequena pérola do estilo tardo-barroco em Évora. Actualmente de acesso muito restrito, esta magnífica obra da arquitetura religiosa setecentista constitui um ótimo exemplo da perfeita comunhão e equilíbrio entre o gosto pelo classicismo e o apego às formas racionais e …

Ler Mais »

Convento de São José da Esperança, Convento Novo

convento sao jose esperanca evora

O Convento de São José da Esperança, conhecido também por Convento Novo pelos eborenses, fica situado no Largo de Avis, em Évora. Foi classificado como Monumento Nacional no ano de 2008. O nome Convento Novo tem a ver com o facto de ter sido a última casa religiosa a ser edificada na cidade de Évora. Este convento, nas mãos das freiras da Ordem das Carmelitas …

Ler Mais »

Palácio dos Condes de Basto, Pátio de São Miguel

patio sao miguel evora

O Palácio dos Condes de Basto, residência senhorial de grande importância em Portugal, é o mais antigo dos paços de Évora. O edifício ainda se encontra parcialmente integrado na cerca romana e medieval, ou seja, nas muralhas de Évora. É Monumento Nacional desde 1922 e continua a ser a utilizado como residência da Senhora D. Maria Teresa Eugénio d’Almeida. A entrada fica logo atrás da …

Ler Mais »

Igreja de São Francisco em Évora

igreja sao francisco

A Igreja de São Francisco é, sem dúvida alguma, uma das mais belas e mais grandiosas igrejas de Portugal e, claro está, da cidade de Évora. É uma igreja de arquitetura gótico-manuelina e foi construída entre os anos de 1480 e 1510. A decoração coube aos pintores régios Francisco Henriques, Jorge Afonso e Garcia Fernandes. A Igreja de São Francisco está profundamente ligada à história …

Ler Mais »