Início / Explorar / Convento de São José da Esperança, Convento Novo
convento sao jose esperanca evora
Fachada principal do Convento de São José da Esperança

Convento de São José da Esperança, Convento Novo

convento sao jose esperanca evora
Fachada principal do Convento de São José da Esperança
O Convento de São José da Esperança, conhecido também por Convento Novo pelos eborenses, fica situado no Largo de Avis, em Évora. Foi classificado como Monumento Nacional no ano de 2008. O nome Convento Novo tem a ver com o facto de ter sido a última casa religiosa a ser edificada na cidade de Évora.

Este convento, nas mãos das freiras da Ordem das Carmelitas Descalças, foi fundado em 1681 por Feliciana e Eugénia da Silva, duas eborenses. Encerrou em outubro de 1886 devido à morte da sua última professora, a Prioresa Maria Teresa de São José. De acordo com a Lei da Extinção das Ordens Religiosas, a admissão de noviças não era possível desde 1834, daí a sua extinção.

convento sao jose esperanca
Convento de São José da Esperança e a Rua de Avis
Com o passar dos tempos, o Convento de São José da Esperança teve várias utilizações. Depois do seu encerramento, foi ocupado pelo Batalhão nº4 da Guarda-Fiscal e, em 1889, foi cedido à Casa Pia. Em 1904, instalou-se aqui a Secção Feminina, em simultâneo com o Recolhimento Escola de Dr. João Baptista Rolo. Até 1919, também aqui funcionou o Asilo de Mendicidade. Em fevereiro de 2010, a Igreja do Convento Novo foi reaberta ao culto.

O edifício do Convento de São José da Esperança é, quase antagonicamente, severo e simples. Mantém quase intacta a sua arquitetura conventual, claramente barroca. A sua igreja, de estrutura grandiosa, é um exemplar da arte da talha dourada de Évora.

Da decoração do convento, também magnífica, destacam-se a espetacular talha rococó, presente no retábulo do altar-mor e altares laterais, da segunda metade do século XVIII; treze painéis de azulejos relacionados com a vida de S. José e da Virgem Maria, desde o nascimento até à doença de S. José e sua morte nos braços de Jesus e de Maria.

O retábulo do altar-mor, onde se encontra o fabuloso trono eucarístico, está decorado por um conjunto de imagens douradas e policromadas, de grande valor artístico. Entre elas, a imagem de S. José e Santa Teresa de Ávila, padroeiros deste convento e igreja.

De todo o conjunto do Convento de São José da Esperança, destacam-se o claustro, com os seus oratórios, e a igreja. Esta tem cerca de 160 m2 e foi fundada em 1728. Apresenta uma só nave, com uma espetacular cúpula de meia laranja, e uma capela-mor bastante espaçosa. É aqui que se encontra, do lado do evangelho, o magnífico túmulo do padroeiro da igreja e cónego da Sé, António Rosado Bravo.

Encontrar o Convento de São José da Esperança

convento novo evora
Escadaria do convento
Se pensar vir até Évora sem saber ao certo por onde começar, por serem tantas as possibilidades, considere iniciar a sua visita pela Porta de Avis. Começa aqui um percurso bastante interessante.

Subindo um pouco a rua com o nome de Avis também, à sua direita vai encontrar o Convento Novo, e à sua esquerda, o Jardim da Rua de Avis. Aqui pode descansar um pouco, sentado num dos bancos do jardim, ou apenas apreciar o verde das árvores que aqui se encontram. A primavera será a altura ideal para esta contemplação, claro. Continuando a subir a rua, vai chegar muito perto do centro da cidade. A partir daí é só… descobrir!

Booking.com

Veja também

evora vestigios romanos

Vestígios Romanos em Évora

Haver vestígios romanos em Évora não é algo que surpreenda. Sabia que, durante a época …