Início / Explorar / Igreja de São Tiago em Évora
evora igreja sao tiago
Fachada principal da Igreja de São Tiago

Igreja de São Tiago em Évora

evora igreja sao tiago
Fachada principal da Igreja de São Tiago
A Igreja de São Tiago em Évora é importante e interessante porque, para além da sua beleza, faz parte da conhecida Rota do Fresco Barroco de Évora. Interessante também é o facto de ficar no Largo Alexandre Herculano, mesmo ao lado do Palácio do Conde de Soure.

Apesar de remontar a épocas anteriores, a Igreja de São Tiago foi reconstruída no século XVII mas conseguiu manter alguns vestígios da época manuelina. Exemplos destes vestígios são as ameias que ainda se podem observar na ala sul da igreja.

O interior apresenta uma só nave. A abóbada, de berço, encontra-se revestida de magníficas pinturas a fresco que incluem elementos decorativos sagrados e profanos. Já as paredes laterais estão forradas de belos painéis de azulejos, atribuídos ao famoso ceramista Gabriel del Barco. Estes painéis representam cenas bíblicas.

igreja tiago evora
Pormenor da porta lateral
Na zona do coro alto da Igreja de São Tiago, e em trompe-l’oeil, pode ver-se uma varanda com personagens a lançar água e outros objetos sobre o público. No sub-coro, os frescos mostram-nos Atlantes a serem puxados por cavalos possantes.

No eixo do coro, pode ver-se um fresco que representa a “Exaltação do Santíssimo Sacramento”. Apesar de bastante degradado, a sua beleza mantém-se.

A fachada da Igreja de São Tiago apresenta-se em três panos, sendo que os panos dos lados são torres sineiras que culminam numa cobertura em cúpula. As fachadas são reforçadas por impressionantes contrafortes.

O estilo barroco predomina na decoração da igreja, bem ao gosto da época. As paredes são revestidas a azulejos de Gabriel del Barro devidamente assinados pelo autor, na capela-mor os azulejos são da autoria de Oliveira Bernardes. O retábulo de talha dourada barroca é belo e imponente.

A Igreja de São Tiago é pequena, de facto. Mas não deixe de entrar. Venha descobri-la, um pouco escondida no meio de um largo onde desembocam algumas das ruelas de Évora.

igreja sao tiago evora
Fachada lateral da igreja
Se vier numa tarde de Verão, passe pelo Largo do Sertório, onde fica a Câmara Municipal de Évora, sente-se numa das esplanadas que aí se encontram e desfrute da tranquilidade da vida alentejana. Depois de ter relaxado um pouco e de ter recarregado as suas energias, comece a sua viagem porque… esta igreja será apenas a primeira de uma rota bastante interessante e rica. Nas redondezas, espera-o a Catedral de Évora e o Templo Romano. Mas não só… há muito mais para ver aqui por perto!

Booking.com

Veja também

evora vestigios romanos

Vestígios Romanos em Évora

Haver vestígios romanos em Évora não é algo que surpreenda. Sabia que, durante a época …