Início / Explorar / Jardim Diana de Évora, História e Alentejo

Jardim Diana de Évora, História e Alentejo

Jardim Diana Evora
Jardim Diana e Templo Romano
O Jardim de Diana de Évora fica bem no centro de interesse cultural da cidade. No prolongamento de um largo, de seu nome Largo do Conde de Vila Flor, e em verdadeira harmonia com o Templo Romano, o Jardim Diana é o local perfeito para terminar, ou iniciar, um passeio turístico por esta bela cidade de Évora.

Parece que este jardim é precisamente o que faltava aqui, um pedaço de terra com árvores, um pouco de relva e flores para ajudar a compor o ar puro do Alentejo. No topo do monte, bem perto, encontrará uma verdadeira mostra do património da cidade e da Humanidade.

Monumentos perto do Jardim Diana

O Jardim Diana e mais além

Jardim Diana Evora estatua
Busto do Dr. Francisco Barahona no Jardim Diana
Pequeno e bem modesto, de uma simplicidade bastante rica ao mesmo tempo, o Jardim Diana oferece a quem por cá passa bons momentos de prazer, especialmente se o visitar durante a primavera ou durante o verão. Sobranceiro sobre a cidade, a brisa que aqui corre nas noites quentes é a mais fresca da cidade.

Durante o dia, as várias árvores do Jardim Diana encarregam-se de providenciar bastante sombra aos mais encalorados. Para além das árvores, sentar-se na esplanada do quiosque e beber algo fresco ou comer um gelado, também ajuda.

No centro do jardim, pode ver-se o monumento com o busto de um dos grandes beneméritos de Évora, o Dr. Francisco Barahona. Agarradas às paredes caiadas de branco do jardim, podem ver-se umas plantas com um nome bastante sugestivo: as namoradeiras. Alusiva a este tema também, temos uma escultura que representa esse estado de romance e de enamoramento. Encontra-se bem ao centro do miradouro do Jardim Diana, para não passar despercebida, sob a frescura da fonte e da água que cai.

Jardim Diana Evora Alentejo
Vista sobre o casario e o Alentejo
Para lá da estátua, o miradouro, de características únicas na cidade. Local de contemplação da magnífica paisagem do Alentejo. O olhar de quem por cá passa demora-se sobre o casario branco, salpicado do vermelho das telhas, para depois se fixar na planície verdejante que se mistura ao longe com o horizonte.

Com as árvores bem alinhadas, os espaços bem divididos e as cores das flores bem vivas, o Jardim Diana convida a passar o tempo. É procurado tanto por turistas como por locais, novos ou menos novos, para namorar ou, simplesmente, para descansar e pôr a conversa em dia. Serve também de local de passagem a quem está acomodado aqui perto, por exemplo na bela Pousada dos Lóios.

Talvez o Jardim Diana seja um segredo (mal guardado) desta cidade… Por isso mesmo, é um dos lugares onde levar um amigo em Évora para qualquer eborense bom anfitrião, tal como sugerimos no site de viagens Alma de Viajante.

A verdade é que, mesmo que não procure, vai encontrar o Jardim Diana. Tire fotografias. Do jardim e do que rodeia esta espécie de miradouro da História e do Alentejo.

Booking.com

Veja também

evora vestigios romanos

Vestígios Romanos em Évora

Haver vestígios romanos em Évora não é algo que surpreenda. Sabia que, durante a época …