Início / Guia prático / Informações úteis / Onde estacionar em Évora, parques de estacionamento
Estacionar Evora
estacionar Evora

Onde estacionar em Évora, parques de estacionamento

Estacionar em Évora pode ser uma tarefa difícil para quem não conhece a cidade. O centro histórico é um emaranhado de ruas, algumas delas bastante estreitas. Quem visitar Évora pela primeira vez de carro, vai precisar de um pouco de ajuda para escolher o parque de estacionamento com a melhor localização. É por isso que precisa destas dicas.

Estacionar Evora
Parque de estacionamento perto do Aqueduto

Parque de estacionamento fora das muralhas de Évora

No centro histórico desta cidade medieval, umas ruas têm trânsito, outras não. Mas, por vezes, onde é permitido conduzir, nem todos os carros cabem… No centro, dentro das Muralhas de Évora, o estacionamento é pago e limitado.

Quando estiver a visitar a cidade, vai demorar-se a conhecer os monumentos, provar a comida nos restaurantes, fazer compras nas lojas de comércio local e escolher uma recordação de Évora. A minha sugestão é que faça como eu e se decida a estacionar num dos parques de estacionamento fora das muralhas.

O meu preferido é o da Portas da Lagoa, junto ao Aqueduto das Águas de Prata. Não só fica perto do centro, como também o acesso é o mais fácil, pois não há ruas inclinadas para subir.

Parques de estacionamento no centro de Évora, dentro das muralhas

Dentro das muralhas, os locais para estacionar existem mas são mais reduzidos. A certas horas do dia, pode ser difícil encontrar um lugar. Para além disso, os lugares são pagos de segunda a sexta, das 8h30 às 19h30, e aos sábados das 9h às 14h.

Neste período, também existe tempo limite de estacionamento: 4 horas para as zonas I a VII e 11 horas para a zona VIII (consulte o mapa das zonas de estacionamento pago). Nos restantes dias e horários, o estacionamento é grátis e sem limitação de permanência.

Os parcómetros estão bem visíveis no centro histórico. Em alternativa a colocar moedas nos parcómetros, também pode fazer o pagamento do estacionamento em Évora através de aplicação Android e iOS, portal móvel ou SMS. As instruções estão disponíveis online e coladas nos próprios parcómetros. A grande vantagem é não precisar de ter trocos na carteira e não ter que se preocupar com o tempo do estacionamento. Receberá um SMS de alerta quando o tempo estiver prestes a chegar ao fim e poderá prolongá-lo à distância.

Dentro das muralhas, existem ainda alguns lugares reservados para hóspedes de hotéis de Évora, condutores com mobilidade reduzida ou moradores. Tenha atenção à sinalização para evitar uma multa.

Mapa das zonas de estacionamento em Évora

Este mapa de Évora inclui alguns parques de estacionamento gratuito, bem como parques e zonas pagos (cobertos e ao ar livre). Para o perceber melhor, é necessário que leia a legenda.

  • Carro – parques ou zonas de estacionamento gratuito na rua
  • Alfinete verde – zonas de estacionamento que eu recomendo
  • Alfinete roxo – o meu parque de estacionamento preferido, nas Portas da Lagoa
  • Alfinete vermelho – estacionamento pago coberto
  • Linhas vermelhas – áreas de estacionamento pago ao ar livre
  • Alfinete amarelo – zona de estacionamento pago mas de difícil acesso, especialmente para carros grandes

Booking.com

Veja também

Zonas Wifi Evora

Zonas WiFi grátis em Évora

As zonas Wifi em Évora vão ser muito úteis para aceder a internet gratuita e …