Início / Explorar / Percursos ambientais de Évora a pé e de bicicleta

Percursos ambientais de Évora a pé e de bicicleta

Percursos ambientais Evora
Ecopista de Évora
Os percursos ambientais de Évora, para serem percorridos a pé ou de bicicleta (BTT), nasceram de forma tímida em 2005 com o primeiro ramal da Ecopista. Um dos objetivos principais destes percursos ambientais era incentivar os eborenses a praticar exercício físico desfrutando de estar ao ar livre, sem poluição como só no Alentejo.

Mas esta primeira infra-estrutura também pretendia promover Évora como um destino turístico que combina história e cultura com a conservação da natureza.

Os percursos ambientais de Évora construídos até à data em que esta página está a ser escrita aproveitaram antigos caminhos rurais ou mesmo linhas ferroviárias. Convidam à descoberta do campo por parte de todos, desde atletas de topo a praticantes regulares ou de fim de semana. Desde famílias inteiras com crianças a idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Há percursos ambientais em Évora para todos os gostos. E grátis!

Corrida, caminhada ou BTT vão apresentá-lo aos campos cobertos de flores, sobreiros, oliveiras,… Venha daí.

Percursos ambientais de Évora

Ecopista

Foi onde tudo começou. Converteu-se o antigo ramal ferroviário de Mora em Ecopista e conseguiu-se um percurso ambiental coberto de betão enquanto atravessa Évora (para facilitar o acesso a pessoas de mobilidade reduzida) que passa a terra batida quando sai da cidade.

A Ecopista vai até a Sempre Noiva, num total de 21km, no limite do concelho de Évora. Aí, encontra-se com o resto do percurso da ferrovia que atravessa os concelhos de Arraiolos e Mora. No total, são 60 km. Aventure-se. Quando quero fazer uma corrida curta ou dar uma volta descontraída de BTT, vou sempre à Ecopista. Encontramo-nos por lá.

Percursos de Monfurado

Os Percursos de Monfurado são os meus percursos ambientais preferidos de Évora. Os caminhos públicos rurais ou municipais foram arranjados de forma a poderem ser percorridos a pé ou com meios de transporte não poluentes como a bicicleta (BTT) ou o cavalo.

Para além de dar um passeio saudável através dos campos a oeste de Évora, vai poder descobrir monumentos megalíticos e pequenas aldeias simpáticas. Para além disso, alguns desses campos estão integrados no Sítio de Monfurado, pertencente à Rede Natura 2000 devido aos habitats e espécies que aí se encontram.

Ao todo, são 88km de percurso ambiental. Se não conseguir fazê-lo todo num dia, basta voltar aos caminhos no dia seguinte ou na sua próxima visita a Évora. Este é o meu percurso favorito para percorrer o sossego dos montados de sobro e azinho. Devagar ou a acelerar de BTT. E, claro, para voltar à Anta Grande do Zambujeiro, provavelmente a mais alta anta do mundo. Por este motivo, aconselho-o a começar o percurso seguindo em frente no final da estrada de Santo Antonico.

Percurso da Água da Prata

Este percurso ambiental em Évora deve o seu nome ao Aqueduto da Água da Prata, uma obra de engenharia notável que permitia o transporte de água desde as Fontes da Prata (Graça do Divor) até ao chafariz da Praça Grande (hoje Praça do Giraldo), bem no centro de Évora.

O aqueduto, construído a partir do século XVI, percorre cerca de 18 km com um desnível de pouco mais de 20 metros. O percurso propriamente dito começa na estrada Évora-Arraiolos (R114-4). Mas há 3 acessos possíveis para iniciar o passeio, como pode ver neste folheto. Se decidir começar logo pelo princípio, deixe o carro no parque de estacionamento perto do aqueduto e siga a pé ou de bicicleta.

Em primeiro lugar, o Percurso da Água da Prata leva-o perto do Alto de São Bento. Depois, já do lado direito da estrada, percorrem-se campos e quintas, num trajeto sempre encostado ao aqueduto.

São 8,3km de percurso ambiental (só ida), quase sempre com vista panorâmica sobre Évora, atravessando campos de montado e quintas. Pode regressar à cidade pelo mesmo caminho ou entrando na ecopista perto da pequena Igreja de Nossa Senhora dos Aflitos, fazendo assim 16km. Para fazer lentamente a pé, de preferência. De BTT é mais difícil pois vai ter que subir e descer pequenos lanços de escadas para alternar entre os dois lados do aqueduto. Escolha o seu desafio.

Percursos do Alto de São Bento

O Alto de São Bento é o miradouro mais alto de Évora, de onde se tem uma vista fantástica da cidade. Este é um dos meus lugares preferidos no campo dos arredores de Évora. Vou lá muitas vezes com a minha filha (4 anos em 2013) depois de a ir buscar à escola para vermos o pôr do sol.

Há evidências que, num passado remoto, na pré-história, esta zona terá estado nas origens da constituição de um povoado em Évora. Assim mostram os achados arqueológicos desde o século XIX. No topo deste monte, um maciço granítico também serviu de base, há muitos anos atrás, para a construção de imponentes moinhos, hoje desativados.

A Câmara Municipal de Évora recuperou estes moinhos e transformou-os num núcleo museológico com atividades lúdico-pedagógicas para alunos dos níveis pré-escolar ao secundário.

Os percursos ambientais em volta do Alto de São Bento não são para todos porque o monte é inclinado. Por essa mesma razão, o local é ideal para aventureiros e praticantes de Downhill. Pelo menos, suba lá acima de carro e aprecie a vista. Não a vai esquecer.

Mapa Percursos Ambientais em Évora

Outros percursos ambientais em Évora

Na altura em que escrevo esta página, final de 2013, estão ainda em fase de projeto mais 3 percursos: Ecopista – Ramal de Reguengos, Caminhos do Degebe e Caminhos do Divor. Pode ser que já estejam concluídos quando visitar Évora.

Os percursos já em funcionamento são uma excelente forma de ter uma maior consciência da riqueza a nível de flora, fauna e história que as zonas rurais dos arredores de Évora possuem. Mas, se gosta de passear no campo, não se restrinja aos percursos “formais” que estão desenhados. Qualquer passeio perto duma barragem vai trazer-lhe paz e tranquilidade enquanto respira o ar puro de que veio à procura no Alentejo.

Booking.com

Veja também

igreja remedios evora eborae

Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Remédios

A Igreja e Convento de Nossa Senhora dos Remédios ficam situados junto à conhecida Porta …