Início / Info / Turismo em Évora e no Alentejo
Turismo Evora
Fonte das Portas de Moura e Sé Catedral de Évora

Turismo em Évora e no Alentejo

Turismo Evora
Fonte das Portas de Moura e Sé Catedral de Évora
O slogan das campanhas publicitárias do Turismo do Alentejo dos últimos tempos tem sido “Alentejo, Tempo para ser feliz”. A julgar pelas estatísticas, muitos viajantes acreditaram e aproveitaram a sugestão para fazer turismo em Évora e no Alentejo.

Mas o melhor mesmo é não acreditar apenas na palavra dos alentejanos em relação ao que o Alentejo tem para oferecer a todo o tipo de turistas. Se pesquisar um pouco, vai perceber que nos últimos tempos a região tem sido referenciada nacional e internacionalmente como um destino único.

Para 2014, a reputada revista de viagens da National Geographic, na publicação de novembro de 2013, considerou a região do Alentejo como um dos 21 destinos mundiais de visita obrigatória. O destaque deveu-se ao “ritmo lento que é parte da atração” do Alentejo. A revista aconselha os viajantes a “relaxar, praticar a paciência e não olhar para o relógio”. Eu reforço o conselho.

Não podemos esquecer que a publicação da National Geographic sugere destinos que apenas “refletem o que é autêntico, culturalmente rico, sustentável e superlativo no atual mundo das viagens”. Descrição mais que justa para Évora e para o Alentejo.

A National Geographic considera ainda que o Alentejo é o “contraponto ideal entre Lisboa e o Algarve”. O que chama a atenção são as paisagens intermináveis, as pequenas vilas e aldeias medievais e as estradas com pouco trânsito, como convém numa viagem de turismo. Não são igualmente esquecidos os vinhos alentejanos e a gastronomia alentejana. Ah, a gastronomia!

Em Portugal, o Alentejo vai ser o “Destino Preferido da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo” em 2014. E, no ano anterior, foi premiado, pelo quarto ano consecutivo, com o título Melhor Região de Turismo Nacional na gala dos Publituris Portugal Travel Awards 2013.

Em relação à promoção, o filme “Alentejo, tempo para ser feliz” ganhou o Golfinho de Prata da categoria “Filmes de Turismo”, do Cannes Corporate Media & TV Awards de 2013.

Também o filme promocional “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” foi distinguido no mesmo ano, neste caso com o “Galo de Ouro”, o principal prémio atribuído a um filme turístico nacional, no Festival Internacional de Turismo ART&TUR. O Alentejo ganha prémios até na excelência da promoção.

A verdade é que nada acontece por acaso. As distinções constantes de Évora e do Alentejo devem-se não só a tudo o que a região tem para oferecer mas também à forma como tem sido promovida nos últimos tempos.

As últimas estatísticas sobre o perfil do viajante/turista de Évora e do Alentejo indicam que a esmagadora maioria pretende voltar e aconselharia, sem dúvida, uma visita aos amigos. Basta uma vez para ficar apaixonado…

Booking.com

Veja também

Zonas Wifi Evora

Zonas WiFi grátis em Évora

As zonas Wifi em Évora vão ser muito úteis para aceder a internet gratuita e …