Início / Alojamento / Vitória Stone Hotel – Évora e Alentejo aguardam no interior
vitoria stone hotel evora
Vitória Stone Hotel, Évora

Vitória Stone Hotel – Évora e Alentejo aguardam no interior

Entrar no Vitória Stone Hotel não significa deixar para trás os campos do Alentejo. Os encantos das paisagens que nos acompanham pela estradas até este hotel em Évora continuam a estar presentes. Nos tons característicos da região. Nas pedras nobres que aqui se extraem ou naquelas adoradas desde tempos pré-históricos. Na omnipresente cortiça.

É por tudo isto que vimos até Évora e ao Alentejo. Mas também é pela sincera forma hospitaleira de quem nos dá as boas-vindas na receção, logo após uma imersão na história destas terras, através da decoração cuidada com detalhes que nos contam como o artesanato de hoje representa os objetos do dia-a-dia de outros tempos.

Vitória Stone Hotel Évora – Quartos

Todas as áreas e caminhos do Vitória Stone Hotel respeitam o tema escolhido da pedra, que faz parte do seu próprio nome (stone). É caminhando através de “menires” e “cromeleques” que chegamos a um espaço que é só nosso.

quarto hotel evora
Um dos quartos do Vitória Stone Hotel.

Nos acolhedores quartos minimalistas, tudo tem lugar certo. Os pormenores foram criados para nos proporcionarem uma estadia que deixe na memória a vontade de… regressar. Desde a iluminação escolhida às cores, texturas e odores que convidam os sentidos ao descanso do fim de tarde ou da noite. Na manhã seguinte, a luz atrás da cortina da janela da varanda anuncia o início do dia em Évora e chama-nos à varanda.

Vitória Stone Hotel Évora – Pequeno-almoço

Na sala de pequeno-almoço, a música ambiente destaca os sons portugueses. Ajuda-nos a despertar para o novo dia.

hotel evora pequeno almoco
A sala de pequeno-almoço. É servido?

A peça central da grande sala é uma mesa onde as inúmeras opções não facilitam a escolha. Típicas ardósias negras dão-nos a conhecer cada um dos manjares, cujas origens não enganam. Depois de encontrarmos aquela que saúda a estação do ano, aguçamos o apetite numa volta completa à mesa. Para além dos pratos quentes e de uma parafernália de cereais, temos também o pão. O alentejano mas também outros que combinam com distintos paladares.

“Hoje não há dieta” está escrito numa das ardósias. Os sumos naturais complementam as frutas sazonais. As mesmas frutas que o chef usou para confecionar algumas compotas memoráveis. Alguns bolos tradicionais portugueses ou específicos da região também marcam presença. Afinal, “o que é doce, nunca amargou”. Os queijos e as carnes frias recordam-nos que estamos no Alentejo. Como se nos pudéssemos esquecer…

De acordo com a nossa preferência ou a temperatura exterior, procuramos uma mesa para ficarmos sem pressa. Na varanda ou no interior?

Vitória Stone Hotel Évora – Terraço com piscina, bar, ginásio e sauna

Uma subida ao terraço conduz-nos… à vista sobre o bonito edifício do Recolhimento Ramalho Barahona e o seu laranjal mas também sobre o centro histórico de Évora, com destaque para a Sé assim como outras construções religiosas que, certamente, visitaremos.

piscina hotel evora
A piscina no terraço do Vitória Stone Hotel.

Enquanto estamos no terraço, decorado com pequenas plantas de sobreiros e alfazema, podemos desfrutar de uma tranquilizante bebida servida no bar. Sentados à mesa ou numa relaxante espreguiçadeira da nossa própria pequena ilha. Dentro da piscina, essencial no calor da região, temos a sensação que as suas águas se juntam ao infinito das terras alentejanas.

Para aqueles que gostam de começar o dia com exercício, o ginásio proporciona a oportunidade de o fazer com o céu como parceiro. Depois, quem sabe, a sauna ajuda a retemperar forças.

hotel evora sauna
A tranquila sauna deste hotel em Évora.

Vitória Stone Hotel Évora – Spa

Descendo pelas escadas a partir do terraço, somos tentados a ficar no Almendra Spa ou a marcar para mais tarde. Tudo neste espaço nos atrai para momentos em que mimamos o nosso corpo e a nossa mente. Vir até esta parte de Portugal também é, simplesmente… descansar.

spa hotel evora
Tratamento no Almendra Spa. Rejuvenescer e revigorar em Évora.

Na banheira jacúzi, num enorme cadeirão ou na mesa de massagem, a música embala-nos ao longo do tratamento eleito. A sós ou a dois. Neste hotel em Évora, há que escolher (entre muitos outros) Momentos Únicos ou Massagens Terapêuticas, Holísticas e de Relaxamento. Ou ainda fazer um Tratamento de Assinatura. Seja qual for a opção, é difícil resistirmos a incluir também experiências que só no Alentejo poderemos ter, como combinar o nosso vinho com uma massagem. Parece-nos muito bem…

Vitória Stone Hotel Évora – Restaurante

Para almoçar ou já no final do dia em Évora, o restaurante do hotel é uma referência da cidade bem conhecida dos eborenses. Adotando o nome 5amêndoas, orgulhosamente serve interpretações pessoais do chef a pratos regionais. Os prémios têm-se multiplicado desde que abriu portas.

restaurante evora alentejo
O Alentejo à mesa no 5amêndoas Restaurante.

O desejo e ansiedade de provar começa pela apresentação das fotografias da ementa, que tão bem representam o que vai chegar à mesa de pedra negra, onde os temperos e decoração são alentejanos, pois claro. Infelizmente, as palavras, por mais bonitas e bem escolhidas, não são suficientes para descrever os sabores. Teremos de vir até cá. E voltar, para ir alternando entre os diversos pratos cuja inspiração honra o Alentejo.

restaurante evora 5amendoas
Não vai ser assim tão fácil escolher a sobremesa…

Vitória Stone Hotel Évora – Bar

Antes de procurarmos de novo o conforto do nosso quarto, passamos pelo intimista Avista Bar. A grande mesa central onde o pequeno-almoço se encontrava disposto acalora agora o ambiente se de uma noite fria de outono ou inverno se tratar. Neste tempo, as chamas amarelas e azuis vibram, antecedendo o início da música ao vivo que anima os fins-de-semana. Se for de verão, talvez optemos pela esplanada da varanda para sentir o ar puro de Évora.

evora bar avista
Termine o seu dia em Évora no Avista Bar.

Há muitas formas de acabar uma noite. Mas esta é, provavelmente, uma das mais perfeitas. Entre amigos ou numa ocasião em que o romantismo apetece.

O Vitória Stone Hotel é um hotel boutique criado por uma família eborense que a ele se dedica. Porque continua fascinada pela sua terra após várias gerações e a quer partilhar de forma apaixonada com quem a visita mas também com cá vive. Por isso mesmo, alguns serviços do Vitória Stone Hotel estão acessíveis ao público em geral, como o Almendra Spa, o Avista Bar e o 5amêndoas Restaurante.

Quanto aos hóspedes, estes quase podiam passar um dia inteiro sem sair deste hotel em Évora a vivenciar tudo o que ele oferece… Mas, ainda assim, saem para explorar a cidade e os arredores para, ao fim do dia, regressarem à sua nova casa.

Vitória Stone Hotel, Évora - Informações
Morada e reservasHorários
  • Morada: Rua Diana de Lis 5, 7005-413 Évora

Veja mais fotografias, conheça os preços, faça a sua reserva. Saber mais

  • Receção – 24h
  • Almendra Spa – 10.00h-19.00h
  • 5amêndoas Restaurante – 12.00h-15:00h / 19.30h-22.00h
  • Avista Bar – 12.00h-24.00h

Veja mais fotografias, conheça os preços, faça a sua reserva. Saber mais

Esta página é patrocinada. No entanto, sendo o VisitEvora um site de experiências, asseguramos que apenas divulgamos o que conhecemos e aconselhamos aos nossos amigos. Partilhe você também!

Hotel Evora