Os restaurantes em Évora são o local ideal para o visitante ser apresentado à gastronomia alentejana. No Alentejo, é sabido, come-se bem. A razão é simples, basta juntar ingredientes das terras da região com sábias mãos alentejanas.
No passado, a vida no Alentejo era bastante dura e os recursos económicos do povo eram escassos. Segundo os nossos avós, a história “uma sardinha para 2 ou 3 pessoas” era mesmo verdade.
Estes fatores fizeram com que a tradicional gastronomia alentejana se tornasse simples mas imaginativa, misturando os ingredientes de época que havia à disposição para criar pratos cujas origens são fáceis de reconhecer. Prová-los é uma das grandes experiências no Alentejo.
Ingredientes da gastronomia alentejana
A cozinha tradicional alentejana tem como base os incontornáveis porco, borrego e o pão. Sempre o pão. Em praticamente todas as famílias, há sempre alguém que come sempre à refeição (nem que seja da pouco tradicional massa) um pouco de pão alentejano.

Aos ingredientes principais adicionam-se temperos locais que crescem livremente nas planícies e perto das ribeiras. Ou então cultivam-se nas hortas e campos para depois simplesmente colher ou usar técnicas ancestrais de, por exemplo, produção de “ouro” alentejano como o azeite. (Sabia que pode fazer uma degustação de azeite por cá?)
Quando fizer o seu tour no Alentejo vai procurar (e de certeza encontrar) estes temperos no prato, provenientes da história da gastronomia alentejana, quando a maioria das gentes ainda habitava nas rurais planícies a perder de vista.
- coentros
- hortelã
- poejos
- orégãos
- azeite
- alho
- cebola
- louro
- outras ervas aromáticas

– Passeio 4×4 na floresta de sobreiros (cortiça)
– Prova de vinhos alentejanos
– Visita a olival tradicional, prova de azeite premiado e almoço sazonal cozinhado pela família
– Visita a fábrica de cortiça com loja
Os deliciosos pratos da gastronomia alentejana
Entre muitos outros pratos, a gastronomia alentejana é imediatamente identificada nas açordas ou sopas de pão. Consistem em caldos simples mas saborosos em que se mergulha o pão alentejano para dar corpo. Os nomes variam consoante as regiões do Alentejo.
As sopas e açordas mais famosas serão estas, umas originais, outras variantes da rica gastronomia que se encontra por todas as regiões de Portugal.
- Açorda à alentejana
- Ensopado de borrego
- Sopa de cação
- Sopa da panela
- Sopa de beldroegas
- Sopa de tomate
- Sopa de toucinho
- Cozido à Portuguesa à moda do Alentejo
A estas sopas, comidas normalmente como prato principal mas também, por vezes, como primeiro prato, juntam-se outros manjares. Igualmente tradicionais no Alentejo são os pratos de caça e as migas.

Para comer antes, durante ou depois não podemos esquecer os queijos curados, os enchidos, as azeitonas, o presunto,… As sobremesas vão buscar receitas à tradição conventual, onde a doçaria é feita à base de ovos, amêndoas e gila. Destacam-se o pão de rala, as encharcadas e as barrigas de freira.
Gastronomia alentejana em Évora
Na grande maioria dos restaurantes de Évora, a gastronomia alentejana é rainha. Os produtos e pratos tradicionais genéricos do Alentejo são confecionados lado a lado com aqueles que são característicos da região de Évora.
Produtos e pratos do distrito de Évora
Queijo de Évora – DOP
O queijo de Évora é curado, de pasta dura ou semi-dura e com cor ligeiramente amarelada. A forma é tradicional do Alentejo, circular e de dimensões reduzidas. A sua classificação tem a designação comum DOP (Denominação de Origem Protegida).
Vinhos – DOC
No Alentejo, existem 8 sub-regiões que produzem vinho alentejano. A Região de Turismo de Évora engloba 5 destas sub-regiões vitivinícolas de vinho DOC (Denominação de Origem Controlada). Mesmo perto da cidade, a produção é feita pela premiada Adega da Cartuxa, com os vinhos Pêra Manca, Cartuxa e Monte dos Pinheiros. Faça uma visita.

Gastronomia Alentejana tradicional em Évora
Grande parte da comida alentejana tradicional que se come em Évora é comum às restantes zonas do Alentejo. Mas há bastantes pratos típicos do distrito que pode provar, quase exclusivamente, nos restaurantes de Évora. Ficam aqui algumas sugestões.
Pratos típicos alentejanos – Sopas
- Sopa de toucinho
- Sopa de cação
- Sopas de beldroegas
- Sopa de tomate
- Açorda à alentejana
- Gaspacho à alentejana
Pratos típicos alentejanos – peixe ou carne
- Peixes do rio
- Diferentes formas de preparar carnes de porco e de borrego
- Ensopado de borrego
- Cabeça de xara
- Pezinhos de porco de coentrada
- Empadas de galinha
- Perdiz à Montemor
- Lebre e outros pratos de caça
- Vários tipos de Migas
- Sarapatéis
- Enchidos
- Cacholeiras
- Presuntos barrados a azeite
- Sargalheta de toucinho à moda de Évora
Pratos típicos alentejanos – Doçaria
- Encharcada do Convento de Santa Clara
- Pastéis de toucinho de Arraiolos
- Trouxas de ovos
- Cernelha de Montemor-o-Novo
- Bolo de mel
- Queijinhos do Céu de Mora
- Granadas de Vendas Novas
- Manjar e Porquinho de chocolate de Moura
- Tibornas
- Pão de rala
- Pão de ló
- Bolo Joana do Convento de Santa Clara
- Sericaia
- Torreão Real de Évora
- Bolo Rolão
- Queijadas de Évora
- Toucinho da Madre Abadessa
- Filhós enroladas

De tudo o que já provei da cozinha alentejana, a receita que prefiro é a de sopa de beldroegas (com muito queijo e cabeças de alhos). E o que dizer das conhecidas migas da gastronomia alentejana? E do Pão de Rala para sobremesa? E destas bolachas maravilhosas feitas no Alentejo?!?
De certeza já tem água na boca com esta lista enorme de delícias. A solução é simples. Descubra o que fazer no Alentejo e trace o seu itinerário. Venha até Évora e conheça a gastronomia alentejana na região onde ela foi criada. Traga a família e os amigos e provem também a hospitalidade das gentes do Alentejo.