aula cozinha portuguesa

Aula de Cozinha Portuguesa em Évora, Alentejo

Uma vez que é um amante de comida que procura experimentar a comida tradicional portuguesa em primeira mão, uma aula de culinária em Évora, no Alentejo, é uma experiência obrigatória. Como sabe, Portugal é rico em património culinário. E em nenhum outro lugar isto é mais evidente do que no Alentejo, famoso pela sua cozinha rústica e preparada “com o coração” usando ingredientes locais. Entre muitos outros, reconhecerá azeite, alho, cebola, pão, carne de porco e ervas aromáticas.

Os nossos ateliers de cozinha oferecem-lhe a oportunidade de aprender a preparar pratos portugueses típicos e autênticos. Com ênfase na comida alentejana, claro. Porque a pobreza já foi em tempos uma realidade nesta região, o que fez com a imaginação das pessoas criasse receitas simples mas surpreendentes de sabores naturais conhecidos hoje em dia em Portugal.

Uma Aula de Cozinha Portuguesa acolhedora e divertida em Évora

Pode perguntar “O que torna esta aula de culinária específica especial”. Bem, por agora, terá de usar a sua imaginação.

Será recebido na cozinha ensolarada da sua anfitriã, com vista para a horta de onde a maioria dos ingredientes são selecionados diretamente de acordo com as estações do ano. Digamos apenas que a experiência “da quinta à mesa” consiste numa viagem de 30 segundos.

Não espere simplesmente ouvir a chef explicar tudo sobre a gastronomia portuguesa, a cultura alimentar ou as receitas históricas conventuais. Esta é uma experiência prática. Uma aula passo a passo sobre a comida mediterrânica com a ajuda de uma chef atenciosa e simpática apaixonada por lhe mostrar como especiarias, ervas aromáticas, ingredientes principais e amor se juntam para formar o património de um povo.

E não terá de esperar até ao fim para provar as iguarias que ajudou a preparar. Cozinhar e comer mesclam-se perfeitamente ao longo de toda a experiência. Exatamente como acontecia na casa da nossa avó quando éramos crianças.

Ao cozinhar a tradicional refeição de 3 pratos, surgirão animadas conversas. Precisamente o que a UNESCO tinha em mente ao considerar a Dieta Mediterrânica como Património Cultural Intangível. Trata-se de uma alimentação que respeita a biodiversidade e a terra, mas também do reforço dos laços familiares e da amizade enquanto desfrutamos de uma refeição em conjunto e partilhamos histórias de vida. É por isso que a nossa Aula de Culinária Portuguesa é apropriada tanto para pequenos como para grandes grupos. Desfrute dessa lição com vinho local (ou outra bebida à escolha) no seu copo para tornar a experiência completa.

Aula de Culinária Portuguesa em Évora, Alentejo – Fotos

  • aula cozinha portuguesa evora
  • ingredientes comida alentejana
  • aula cozinha portugal
  • comida portuguesa workshop oficina
  • oficina cozinha portuguesa
  • doces portugueses aula cozinha
  • portugal aula cozinha alentejo
  • cozinha portuguesa escola
  • comida tradicional portuguesa aula
  • cozinha portuguesa aula
  • aula cozinha evora
  • alentejo aula cozinha vegetais
  • escola cozinha portuguesa

Aula de Culinária Tradicional Portuguesa – os destaques

Talvez ainda não tenha provado a comida alentejana caseira. E talvez reservar uma workshop de cozinha portuguesa sem sair de casa não seja uma decisão fácil. Mas temos a certeza de que adora comer e cozinhar é uma paixão. Além disso, acima de tudo, também viajamos para viver novas experiências de aprendizagem!

Veja os destaques abaixo e compreenda que esta Aula de Cozinha Portuguesa é para si.

  • Encontre uma cozinheira experiente e entusiasta com uma simpatia genuína e atitude positiva num ambiente acolhedor.
  • Descubra os costumes alentejanos, experimentando os pratos regionais clássicos que preparamos refletindo o nosso património.
  • Aprenda verdadeiras técnicas e receitas culinárias portuguesas que honram as estações do ano e são fáceis de repetir na sua casa.
  • Prepare uma refeição de 3 pratos típicos da cozinha portuguesa que inclui entradas, pratos de peixe e carne e sobremesa.
  • Ponha “mãos à obra” independentemente do seu nível de experiência.
  • Cozinhe e coma, cozinhe e coma enquanto conversa e se diverte.

Com a variedade da cozinha portuguesa, podemos criar um menu que satisfaça as suas restrições alimentares, garantindo uma refeição deliciosa e adequada para si. Basta que nos informe no campo de mensagens abaixo.

Onde é a Aula de Cozinha Portuguesa?

O local não poderia ser mais conveniente, a apenas 2 minutos a pé desde um dos portões da histórica muralha medieval de Évora. Também pode conduzir até lá e estacionar o carro na entrada. Será sempre bem recebido na pequena quinta da sua anfitriã.

Quem é a sua anfitriã?

A Sofia adora cozinhar. E comer. E partilhar as suas/nossas tradições. Depois de ter sido guia turística em Portugal e noutros países, teve um restaurante em Évora durante 15 anos. Depois decidiu abrir as portas da sua quinta a pessoas como você, interessadas em saber mais sobre a cultura gastronómica portuguesa. É assim que ela combina o apetite por partilhar os seus conhecimentos com cozinhar excelentes pratos tradicionais.

Quanto custam as Aulas de Culinária Portuguesa?

  • Grupos 2-4 pessoas – 150 euros/pax
  • Grupos 5-9 pessoas – 130 euros/pax
  • Grupos com mais de 10 pessoas – mediante pedido

Os preços apresentados são por pessoa. Incluem todos os ingredientes e utensílios, a refeição e as bebidas (vinho local/refrigerantes/água).

Duração aproximada da Aula de Culinária (refeiçao incluída 😀): 2.30h.

Horário sugerido para começar – 11h00 para almoço ou 18h00 para jantar (solicite outro horário, se necessário).

Esta atividade é organizada e realizada pela própria cozinheira. O VisitÉvora associou-se a ela porque entendemos que tem uma experiência magnífica e inesquecível para os amantes da arte de cozinhar… e de comer.


Preencha o formulário de contacto abaixo. Faça a sua reserva (privada ou de agência) ou coloque-nos questões sobre a experiência da aula de culinária em Évora. Adoraríamos poder provar a deliciosa comida que vai cozinhar.

Restrições alimentares no seu grupo? (Indique-as na Mensagem)

Partilhe esta página com amigos! Convide-os a vir a Évora, Alentejo, e a experimentar uma aula de culinária em Portugal!

Alentejo Azeite Cortiça Vinho Gastronomia