A imagem do brasão de Évora, como a de qualquer outro brasão de uma cidade, está intimamente associada à sua História. É um brasão com bastantes detalhes e, por si só, uma obra de arte.
No interior dum escudo de ouro, lá está o cavaleiro Geraldo Geraldes, a galopar num cavalo preto enquanto empunha uma espada de prata ensanguentada.
Na parte de baixo do brasão de Évora, encontram-se as duas cabeças de mouros, um homem uma mulher, decapitadas pela espada. Por cima do escudo, está uma coroa que representa um mural de prata de cinco torres.

À volta do escudo, vemos um colar da Torre e Espada. Finalmente, na parte exterior, existe uma faixa branca com as palavras “Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Évora”.
O brasão surge, muitas vezes, em conjunto com a bandeira de Évora, de cores vermelha e amarela. A primeira cor simboliza o sangue e a segunda o ouro.
Vai poder encontrar o brasão de Évora em diversos lugares enquanto visitar a cidade. Os meus preferidos são os de ferro negro que estão no topo de alguns candeeiros da Praça do Giraldo.