O Jardim do Bacalhau fica situado em Évora, entre a Rua de Machede e a Rua Mendo Estevens. Perto do Largo das Portas de Moura e do Largo de Machede Velho, ou seja, perto da zona antiga da cidade.
É um jardim pequeno, modesto se quisermos, mas bastante agradável. Encontra-se repleto de árvores, que durante o verão nos protegem do sol e nos refrescam do calor.
Este é o lugar ideal para descansar depois de um longo passeio a pé por esta zona da cidade, também a mais interessante. O centro de Évora, a Praça do Giraldo fica a menos de cinco minutos a pé.
Para além das árvores, no Jardim do Bacalhau também existe um lago com uma fonte e um quiosque. Outrora em funcionamento, a água a jorrar da fonte e o chilrear dos pássaros davam a este jardim uma atmosfera de verdadeira paz, no meio de uma cidade com algum frenesim.

Os pássaros ainda lá estão, assim como algumas simpáticas idosas alentejanas que aproveitam o lugar para pôr a conversa em dia.
No Jardim do Bacalhau pode descansar, sentando-se num dos vários bancos de jardim que existem. Pode passar momentos tranquilos e de qualidade, respirando a brisa fresca e recarregando as suas energias para o início ou a continuação da sua visita por esta magnífica cidade que é Évora.
Deixando o jardim e chegando ao cimo da Rua de Machede, olhe para o céu e poderá ver daí a torre da Sé Catedral de Évora. Está no bom caminho para descobrir a cidade.