O clima em Évora tem as mesmas características daquele que se faz sentir na maioria das zonas do Alentejo interior. Assim, o clima é tipicamente mediterrânico, ainda que haja também alguma influência atlântica.
O tempo em Évora e no Alentejo interior significa, normalmente, extremos em termos de precipitação e temperatura. Os invernos são um pouco chuvosos e frios; os verões, muito secos e quentes.
Se olharmos para as estatísticas do clima em Évora ao longo dos registos, encontramos os seguintes dados.
Temperaturas em Évora
- Temperaturas máximas médias entre 14ºC (dezembro-janeiro) e 33ºC (julho-agosto)
- Temperaturas mínimas médias entre 5ºC (janeiro) e 16ºC (julho-agosto)

Mas isto é o que dizem os números médios. Por vezes estão 0ºC ou menos nas frias noites de inverno e no verão é comum haver vagas de calor de vários dias com 40ºC. O outuno e a primavera costumam ter temperaturas amenas e agradáveis, ideais para conhecer Évora e as redondezas. É muito raro nevar em Évora, a última ocasião foi em janeiro de 2006.
Chuva em Évora
- Níveis máximos médios de precipitação acima de 75mm nos meses de outubro, novembro e dezembro
- Níveis mínimos médios de precipitação abaixo de 11mm nos meses de junho, julho e agosto
- No máximo, 11 dias de chuva por mês de outubro a janeiro; no mínimo, 1/2 dias de chuva nos meses de junho a agosto

Tenha noção de que os gráficos lhe mostram o que pode esperar do clima em Évora mas que as alterações climáticas têm alterado um pouco os padrões. Nos últimos 10 anos tem havido alguns invernos completamente secos e outros com bastante chuva; verões extremamente quentes e outros perfeitamente amenos.
Se está a planear visitar Évora, venha na altura do ano que lhe for mais conveniente. A meteorologia pode alterar um pouco os seus planos mas vai ser sempre possível desfrutar do melhor que a cidade tem para oferecer. Ou não houvesse inúmeras razões para visitar Évora!